banner5banner4banner2banner1
Conhecendo a sua Cirurgia

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O QUE É ?

Lesão de um ligamento interno do joelho, que geralmente acontece durante o esporte, em algum movimentos de giro ("pivot"), com o pé fixo ao chão.

O QUE VOCE PODERÁ SENTIR

Na fase aguda você terá dor e inchaço no joelho; já com o passar do tempo a insegurança ao utilizar a articulação poderá ser o sintoma mais importante.

QUANDO DEVERÁ PENSAR NA CIRURGIA ?

A sensação de insegurança e falseios de repetição, as vezes até em movimentos habituais do dia-a-dia, fará você pensar em passar por uma reconstrução do LCA. A dor geralmente está associada a estes episódios de falseio.

DECIDINDO SOBRE A CIRURGIA

Deverá discutir com seu médico alguns critérios importantes para a indicação cirúrgica como a sua idade, seu grau de atividade física(a exigência ao seu joelho), a presença ou não dos falseios e as expectativas realísticas sobre a cirurgia.

ENTENDENDO A CIRURGIA

No momento que se chega a um diagnóstico de lesão do LCA, e se tomando a decisão de que deve ser operado, o paciente precisará entender alguns pontos importantes: será necessário a obtenção de algum enxerto para reconstruir o LCA; este tecido transplantado necessita de um tempo(obrigatório) para se reintegrar;

A presença de lesão meniscal(ou outra estrutura importante) piora o prognóstico da doença; o principal objetivo da cirurgia deve ser de dar estabilidade a articulação; =Mesmo que todo procedimento corra bem, esta é uma cirurgia de grande porte em uma articulação importante, então algumas conseqüências devem ser esperadas.

CUIDADOS PRÉ, TRANS E PÓS OPERATÓRIOS

  • Você deve informar seu médico sobre as medicações que usa e suas patologias, se existirem, na consulta pré-operatória.
  • Deverá fazer exames de sangue, ECG e todas as avaliações necessárias. Estes devem ser entregues no consultório do seu médico antes da cirurgia.
  • Os horário da sua internação e da sua última refeição, serão informados pela minha secretária no dia anterior a cirurgia.
  • Leve todos seus exames juntos para o hospital quando for internar, TODOS.
  • A anestesia geralmente é raquidiana e a cirurgia deve durar próximo a duas horas.
  • Geralmente usamos os tendões flexores como enxerto, e fizemos todo o procedimento por videoartroscopia.
  • Sua internação deverá durar pouco mais de 24h. Você deverá dar alta com um par de muletas e sem qualquer imobilização.
  • Na alta você receberá uma receita com os remédios necessários, com a orientação de muito gelo e com o dia do retorno ao hospital marcado(para retirar os pontos.

CUIDADOS EM CASA

Além do gelo e da mobilização precoce que você deverá fazer, na primeira revisão já será encaminhado à fisioterapia.

Em média com 2-3meses de cirurgia será avaliado e encaminhado a ginástica(academia) com orientação.

Geralmente após 6 - 8 meses da cirurgia você será reavaliado e liberado para treino específico e retorno ao seu esporte.

O QUE ESPERAR DESTE JOELHO

Ele sempre será um pouco diferente do normal.

Ele sempre merecerá uma preparação física específica.

Respeite os limites que o seu médico lhe passar, principalmente com relação as lesões associadas (meniscos, cartilagem, outros ligamentos...), quando estiverem presentes.



Á DISPOSIÇÃO,
Dr. Marcelo Garzella.

<< voltar
| Dr. Marcelo Garzella Ortopedia & Traumatologia | Rua Barão do Rio Branco, 53 - sala 01 - Ijuí/RS - (55) 3332.6661